quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vovó censurada

Saudações!


Esses dias, zapeando pela tv, me deparaei com um comercial divertidíssimo das Havaianas. Onde uma vovó aguarda sua neta no restaurante para almoçarem. De repente, entra o Cauã (o ator) e ele vira o centro da conversa. Assistam ao vídeo. 





O comercial foi retirado do ar após surgirem várias reclamações de teleespectadores porque a vovó sugere que a neta "arranje" um homem assim só por sexo. Ora, convenhamos, né? Acho que até eu falaria para minha neta pegar um ator. É como a própria atriz do comercial falou sobre essa censura: “As pessoas estão desatualizadas. Sexo está na boca de todo mundo, como bala na boca de criança” (Lúcia Berta, 84 anos).

Vamos falar de cegonhas, príncipes encantados, o velho do saco, o boi da cara preta que vem pegar as crianças que tem medo de careta! Sabe qual é o problema com as caretas? Os pais ficam se sentindo mal quando fazem careta pro seu filho e ameaçam ele dizendo que tem que rir da careta que ele fez, se não o boi da cara preta vem pegar! Só pode ser isso!


E já me perdi no tópico cental da censura da vovó. Mas acho que são esses pais, ou esses avós, que tem medo de falar de sexo com seus filhos/netos, os primeiros a censurarem uma adolescente grávida!

3 comentários:

cassioespm disse...

Paul, comentei sobre o fato no meu twitter essa semana. Estava supersatisfeito com o VT, quando, de repente, vi ele ser retirado do ar. Busquei informações sobre o fato antes de dizer algo, mas nada encontrei de oficial ainda.

Mas, são tantos e gigantescos os absurdos contidos nesse atentado a liberdade de expressão, que torna-se difícil comentar. Resumindo, as pessoas parecem estar com medo da realidade e tentam proteger os filhos de qualquer maneira. Mas, não há como virar as costas para o que acontece ao nosso redor. A realidade não é transparente, nem intangível. Ela tem cores, formas e sons. Não há como escondê-la.

Estamos numa nova era, com novos comportamentos, idéias, tecnologias, enfim, um carnaval de mudanças constantes e rápidas em todos os setores da vida. Principalmente, nos relacionamentos. O VT da vovó é extraordinário, muito bem focado no público-alvo e na realidade. Ele não está induzindo a um comportamento, "catequizando" o público para atos promíscuos. Ele apenas está abrindo as portas da realidade para nós.

Os jovens estão mais conscientes hoje. Planejam mais o futuro do que em outros tempos. Não querem compromissos longos logo cedo, antes mesmo de saírem de casa para formarem suas vidas. E essa realidade deve ser assistida, analisada e entendida por nós, seres de mente aberta!

Era isso.
Abração.

Kerlen. disse...

Noooossa! Até eu me perdi! hahahahaha

melz&sara disse...

bom, eu já gostava do Danilo Gentili e, no última Debate MTV que discutia o "politicamente correto", ele entrou no ar e resumiu tudo isso: "eu não tenho culpa se o cidadão tem a alto estima tão baixa que chega a se ofender com as piadas dos humoristas".

sem querer, ontem eu e uma amiga estávamos comentando sobre esse comercial aí, e tipo, aloooooouuu, e a "teoria" do Danilo vale pra isso tbm: que culpa temos nós se os velhinhos não podem mais olhar para um galã de novela e pensar (acreditando que isso realmente pode se tornar verdade) "eu quero ele só pra fazer sexo"....

daqui uns dias vamos ficar mudos por falar coisas erradas e que ofendam o próximo. ô mundinho sem fundamento!

melz.